Há alguns dias recebi um pedido de um leitor para que eu falasse sobre um assunto estratégico. A pergunta foi essa:
Tenho uma empresa de assistência técnica e presto serviços para diversos fornecedores, mas recebi uma proposta para ser exclusivo de uma empresa. Estou muito tentado, mas gostaria de ouvir sua opinião. Devo aceitar?
É o caso de uma assistência técnica, mas pode ser o caso de diversos outros mercados. Quem sabe o seu.
Quando você fecha uma exclusividade precisa ter vantagens muito grandes. A exclusividade pode ser, a princípio, um bom negócio. No entanto, nem sempre a parceria se desenvolve da forma como você espera.
É uma conversa estratégica
O quanto vale a pena ficar atrelado a apenas um fornecedor? Em minha opinião, este é um risco muito grande e no vídeo explico por quê.
Você é gestor comercial e tem alguma pergunta que gostaria que eu respondesse?
Deixe seu comentário ou, se preferir, envie uma mensagem privada por aqui. Terei o maior prazer em respondê-lo ou em gravar um vídeo se eu perceber que sua dúvida pode ser a mesma de outros gestores.
Marcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.
Desenvolve Treinamentos In Company desde 1998 e desde 2002 é colunista da Revista VendaMais, a mais importante publicação de vendas do Brasil.
Atualmente está à frente da VendaMais como Diretor-Executivo e Comercial. Conheça as palestras e treinamentos oferecidos por Marcelo Caetano clicando aqui.