A revista VendaMais do mês de abril sempre é especial. Para comemorarmos os 20 anos de história preparamos uma edição que fala sobre um único tema: Treinamento em Vendas.

É um guia completo para você multiplicar os ganhos de sua empresa por meio do alinhamento e capacitação da sua equipe. Tem dicas, cases, infográficos e muito mais!

Mas meu objetivo hoje aqui não é contar o que tem na VendaMais deste mês. Isso você vê com os próprios olhos logo mais. Meu objetivo é fechar minha série de artigos sobre treinamento falando sobre os benefícios que a capacitação dos profissionais da sua equipe traz para sua empresa e apresentar algumas dicas para ajudá-lo a oferecer um treinamento eficaz.

Antes, porém, relembre os outros artigos já publicados nesta série:

Agora sim, vamos lá!

5 principais benefícios do treinamento em vendas

  • Melhoria nos resultados em vendas
  • Equipes mais motivadas
  • Clientes mais satisfeitos (e fiéis)
  • Redução do turnover
  • Melhor nos negócios da empresa

Este são os cinco principais benefícios dos treinamentos em vendas na opinião da equipe da VendaMais (e na minha também). E eu explico um pouco por quê…

treinamento em vendas - Marcelo Caetano

Obviamente, treinamentos preparam melhor os vendedores para o dia a dia em vendas; e vendedores melhor preparados vendem mais (e melhor). Por esse motivo e também pela capacidade de um bom treinador de despertar nos participantes do seu treinamento gana para vencer, depois de serem capacitados os profissionais de vendas sentem-se motivados para dar o seu melhor.

Com isso tudo, os clientes passam a ser melhor atendidos e valorizam ainda mais a empresa e os produtos/serviços vendidos por ela. É um ciclo virtuoso que só traz resultados positivos.

A quarta consequência disso tudo é a redução no turnover. A empresa tem melhores vendedores na equipe e não precisa se preocupar em ter que demitir profissionais e os próprios profissionais se sentem valorizados e preferem crescer ali do que procurar algo novo.

No fim, os negócios feitos pela empresa melhoram, a roda gira e tudo melhora.

Porém, não basta achar que um treinamento fará com que tudo isso aconteça. Não. Para isso, é preciso muito mais. É preciso um programa contínuo de capacitação de vendedores. E esta é a primeira dica de ouro para o seu treinamento funcionar. Saiba quais são as outras.

5 dicas de ouro para fazer seu treinamento em vendas trazer resultados

1) Não deixe para treinar só quando a situação estiver ruim. Treine sempre, mesmo quando tudo parecer perfeito. É a continuidade do processo de treinamento que fará com que todos os benefícios citados anteriormente sejam possíveis.

2) Antes de oferecer um treinamento qualquer à sua equipe de vendas estude-a e veja quais são seus pontos fortes e fracos. Às vezes, o que você precisa fazer com que os pontos fracos tornem-se pontos fortes é oferecer um bom treinamento sobre esses temas à sua equipe.

3) Não deixe os líderes de fora do seu treinamento. É papel deles garantir que os ensinamentos do treinamento se perpetuem. Para isso, eles precisam estar presentes em todo o processo.

4) Use os exemplos de sucesso a seu favor. Simples histórias funcionam como excelentes fonte de inspiração e de conhecimento.

5) Na hora de mensurar os resultados do treinamento não se preocupe apenas com o retorno financeiro. Preocupe-se com critérios mais subjetivos como motivação da equipe, desenvolvimento de atitudes e assim por diante. Isso é tão importante quanto o aumento no lucro. O retorno no longo prazo é surpreendente, pode apostar.

Agora é com você. Invista na capacitação da sua equipe de vendas e beneficie-se de tudo o que ela proporciona de bom para sua empresa.

Ah, e não esqueça que a VendaMais de abril traz um guia completo sobre este tema. Tudo o que você sempre quis saber sobre treinamento em vendas está lá!

Sucesso!

marcelo caetano - consultor e palestrante de vendasMarcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.

Desenvolve Treinamentos In Company desde 1998 e desde 2002 é colunista da Revista VendaMais, a mais importante publicação de vendas do Brasil.

Atualmente está à frente da VendaMais como Diretor-Executivo e Comercial.