O supercliente é um personagem que pode, apenas com palavras, construir ou destruir uma empresa. Arruinar anos e anos de trabalho ou levar seus resultados para as alturas.
Porém, apesar de possuir todos esses poderes, o supercliente não é uma pessoa tão mítica ou distante assim.
Supercliente é aquele que compra uma vez e volta a comprar.
Ele consome de você porque sua forma de vender alia-se ao produto, que satisfaz as necessidades que procura, com um atendimento correto, rápido e cordial. Tudo isso pode ser resumido em: “eficiente”.
Depois disso, compra de você sucessivas vezes. Quando isso acontece, ele transforma-se em um supercliente, que é uma consequência do nosso trabalho de fidelizar clientes.
Esse é o supercliente, porque esse é o cliente que dá lucro.
Se pensarmos um pouco, veremos que conquistar um cliente custa caro, e esse custo dificilmente será abatido na primeira compra. É preciso que o cliente volte a comprar; ou seja, mais uma vez, nós não conquistamos o supercliente na venda, mas sim, no relacionamento (falei sobre isso em meu último artigo, lembra?).
Em nossos relacionamentos pessoais do dia a dia, temos de continuamente conquistar respeito, confiança e carinho. Com nossos clientes precisa acontecer a mesma coisa, afinal, eles são e têm as mesmas necessidades de qualquer outra pessoa.
Se você tiver um relacionamento baseado em interesses mútuos e ajudar seu cliente, com certeza ele se tornará um supercliente.
Falarei mais sobre isso em meus próximos artigos e o ajudarei a conquistar superclientes. No momento o que eu quero é que você reflita sobre isso. Será que sua base já tem alguns superclientes? Se sim, o que você tem feito para satisfazê-los?
Deixe um comentário apresentando sua experiência. Ela pode servir de base para meus próximos textos e, também, pode ajudar outros profissionais a desenvolverem suas habilidades de gestão de superclientes.
Sucesso e boas vendas!
Marcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.
Desenvolve Treinamentos In Company desde 1998 e desde 2002 é colunista da Revista VendaMais, a mais importante publicação de vendas do Brasil.
Atualmente está à frente da VendaMais como Diretor-Executivo e Comercial.
Tenho sim alguns supercliente.
A base para se chegar a esse patamar de cliente, acredito que seja: CONFIANÇA, RESPONSABILIDADE, TRANSPARÊNCIA, SINCERIDADE.