Resolvi escrever um artigo diferente hoje. Ao invés de propor reflexões aprofundadas sobre fidelização de clientes, tema que venho trabalhando nos meus últimos artigos, vou reunir simples e poderosas dicas sobre o assunto. Elas com certeza lhes serão úteis imediatamente!

Vamos lá?

Lições de um mestre em vendas e fidelização de clientes

'Target your customers' concept drawn with white chalk on a blackboard

O professor Eduardo Botelho, que faleceu em 2004, foi um dos palestrantes precursores em vendas no Brasil. Muitas de suas técnicas tradicionais de vendas funcionam muito bem até hoje. E uma das coisas que ele sempre dizia era que os vendedores de antigamente convidavam seus clientes para almoçar, jantar ou fazer um churrasco em sua casa. No entanto, hoje em dia, os sistemas e a modernidade fizeram que esses hábitos fossem perdidos, fazendo que os vendedores entrem, vendam e vão embora.

Ele dizia que, cada vez que via um vendedor almoçando sozinho, via ali alguém perdendo uma oportunidade prática de se relacionar com o cliente.

Simples, claro e eficiente.

–> E aí, você tem almoçado, jantado ou feito um churrasco com seus clientes?

Maneiras de vender mais e melhor

No livro 220 maneiras de vender mais e melhor, Edgar Geoffrey apresenta boas dicas de como conservar os clientes mais importantes. Destaque para:

  • Procure obter todas as informações possíveis a respeito desses clientes mais importantes, para saber imediatamente qualquer mudança relevante.
  • Mantenha sua gerência a par da situação atual e das oportunidades para desenvolvimentos futuros. Eles devem visitar periodicamente esses clientes.
  • Programe visitas mais frequentes aos clientes mais importantes.
  • Envie convites pessoais para feiras, simpósios e demonstrações de produtos.
  • Crie um serviço especial para clientes muito importantes, com atendimento preferencial posterior à venda, fornecimento adicional de documentos de trabalho e campanhas especiais de promoções de vendas.
  • Comece um sistema de cooperação no desenvolvimento de novos produtos. Os grandes clientes exercem muita influência sobre tendências futuras e sua experiência pode ser utilizada com benefício recíproco. Sempre que sua empresa for lançar um novo produto, peça sugestões para os principais clientes.
  • Realize encontros anuais regulares com representantes do seu cliente, de diferentes departamentos.

A fidelização não deve ser tratada como uma questão de software, mas sim de atitude de cada membro de uma empresa.

Sucesso!

marcelo-caetano-consultor-e-palestrante-de-vendas

Marcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.

Desenvolve Treinamentos In Company desde 1998 e desde 2002 é colunista da Revista VendaMais, a mais importante publicação de vendas do Brasil.

Atualmente está à frente da VendaMais como Diretor-Executivo e Comercial.

Conheça as palestras e treinamentos oferecidos por Marcelo Caetano clicando aqui.