Por que as empresas perdem clientes?

Solicite uma proposta

Essa questão é muito complexa. Os clientes vão embora, na teoria, quando sua expectativa em relação ao fornecedor não é cumprida, seja no atendimento, qualidade, prazo, etc.. Ou porque um concorrente fez uma proposta melhor.

Outro ponto fundamental para a perda de clientes é o fato de as empresas e principalmente os vendedores só se preocuparem com os problemas quando eles já são grandes demais. Aí já pode ser tarde.  Não adianta chamar supervisor, gerente ou diretor.

O primeiro passo para resolver esses problemas é unir a expectativa do cliente  com o valor que a empresa entrega. A conexão dessas duas informações é que vai gerar clientes satisfeitos e lucrativos.

Resumindo: mais importante que descobrir porque as empresas perdem clientes é saber o que fazer para que isso não aconteça.

Solicite uma proposta

Tópicos abordados na palestra:

  • Planejamento – a falta de planejamento gera pequenos e grandes erros que comprometem a perenidade do cliente.
  • Por que as empresas perdem clientes – pequenos detalhes ou atitudes repetitivas fazem com que as empresas percam clientes. Saiba quais
    são elas e como evitá-las.
  • O que você sabe sobre os clientes que não fecham negócios com sua empresa? – Conheça uma técnica simples para levantar e utilizar essa informação.
    O que mais irrita o cliente- Veremos juntos quais fatores mais irritam os clientes e fazem perder a paciência com o fornecedor.
  • Use o sistema e organize suas informações – É preciso transformar dados em informações. De nada adianta um bom sistema se sua equipe não lança as informações sobre o cliente. Seu próximo contato com o cliente será muito melhor se utilizar essas informações.
  • Gestão da carteira de clientes– a empresa eficiente e lucrativa sabe que seu maior tesouro é sua carteira de clientes e nós trabalharemos sobre: prospects, clientes ativos, inativos e ex-clientes. Como gerenciar essa base de clientes.
  • Reter clientes é uma função de todos – reter clientes muito mais que sistemas, uma questão de atitude e determinação de todos nas empresas.

Solicite uma proposta