Representante comercial: o vendedor empreendedor

Os representantes comerciais da sua empresa devem ser mais que vendedores, eles precisam ser empreendedores para atingir seus objetivos ousando, gerindo os clientes e vestindo a camisa da sua empresa.

Essa é uma palestra que é um verdadeiro treinamento de vendas totalmente voltado para representantes comerciais. 

O representante comercial precisa gerenciar bem o próprio negócio, pois somente através do sucesso dele, sua empresa chegará ao sucesso. Essa é uma relação direta e pode ser muito produtiva.

Tópicos abordados na palestra

Nesta palestra, incentivamos o empreendedorismo, a capacidade de ousar, planejar, gerenciar suas vendas, vestir a camisa da empresa, vender e gerir sua carteira de clientes.

Afinal de contas, o lucro da empresa só virá se seus representantes conseguirem atingir o sucesso e também a sua lucratividade, tudo isso em um profundo trabalho em rede.

  • Planejamento. É preciso planejar para manter seus clientes, para prospectar novos clientes, sua rota, enfim tudo precisa ser detalhadamente cuidado.
  • Use o suporte da empresa. Apesar de o trabalho de representante parecer solitário, é muito importante estar profundamente ligado à empresa que você representa e usar todo apoio que está à sua disposição.
  • Venda valor, não venda preço. O valor percebido pelo cliente vem através de três pontos chaves: vendedor – produto – marca. Será que seu representante está vendendo bem esses três itens? 
  • Não venda apenas sua linha principal. É importante conhecer e vender bem todos os itens da sua pasta, não apenas os mais procurados.
  • Como medir o potencial de seu cliente. Por trás de cada cliente pode haver uma grande oportunidade. Através de números, demonstraremos que as vendas cruzadas, as indicações, o conhecimento sobre o cliente e a boa utilização da sua carteira de clientes são grandes ferramentas para aumentar suas vendas.
  • Seja fiel ao seu cliente. Através de números e gráficos, debateremos a real importância de manter clientes.
  • Desconto não fideliza clientes. Além de não fidelizar clientes, os descontos constantes colocam o representante em uma posição desfavorável e muito delicada perante o cliente, que cada vez exigirá um desconto maior.
  • Gestão da carteira de clientes. O bom representante sabe que seu maior tesouro é sua carteira de clientes. Nesta etapa da palestra, nós falaremos sobre: prospects, clientes ativos, inativos e ex-clientes e, por fim, sobre como gerenciar essa base de clientes.