Hoje quero falar com você sobre atitude, na prática. Nas consultorias e andanças por aí, vejo sempre as pessoas esperando chegar a hora certa para tomar alguma atitude. São vários personagens:
- O gerente de vendas que espera a hora em que a produção estiver dando conta da demanda para visitar clientes.
- O vendedor que espera sempre aquele produto que não tem para bater a meta.
- O analista que espera tudo estar perfeito para colocar o projeto no papel.
- Ou aquele que espera todos se planejarem para começar a fazer o mesmo.
O fato é que esse momento ideal nunca chega. É preciso dar o primeiro passo e trabalhar com dedicação, afinco e, quando necessário, obstinação para atingir os resultados.
Voltando aos personagens
- Aqueles que fazem muitas atividades o dia inteiro, o mês inteiro, o ano inteiro, mas que nunca fazem coisas que realmente podem fazer a diferença no seu trabalho. Adiam o que é realmente mais importante.
- Vendedores que visitam dezenas de clientes, mas sempre passam na frente daquele cliente realmente importante e porque “não tem tempo”não entram para vender.
- Gestores que vivem de reclamar da equipe, mas não treinam de verdade. Aliás, se eles passassem o mesmo tempo treinando que passam reclamando teriam a melhor equipe do mundo.
- Líderes que reclamam exaustivamente de um funcionário, mas que não tem uma conversa definitiva. Quando têm e não consegue solucionar o problema, não demitem. Algumas vezes porque não tem tempo para contratar.
- Empresas que estão afundadas em planilhas e relatórios, mas que não param para analisar quais deles realmente são importantes e fazem a diferença e eliminar os que não servem para nada.
Sei que posso saturar você com exemplos práticos, mas estou cansado de ouvir teorias sobre o tema.
Ação!
Marcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.
Desenvolve Treinamentos In Company desde 1998 e desde 2002 é colunista da Revista VendaMais, a mais importante publicação de vendas do Brasil.
Atualmente está à frente da VendaMais como Diretor-Executivo e Comercial.