Em meu último artigo (leia clicando aqui) falei sobre o que é possível fazer em termos de custos de produção para reduzir o preço do que você vende sem prejudicar sua lucratividade.
Hoje, dando continuidade ao tema custos excessivos X desconto, falo sobre o que você pode fazer no que diz respeito aos custos de distribuição e entrega para deixar de lado o x% a menos, vender mais e lucrar mais.
Vamos lá?
Custo de distribuição e entrega
O mercado sofre da febre da velocidade. Isso acontece no Brasil e em todo o mundo. Outro dia, comprei um Blu-Ray via internet de uma empresa sediada em São Paulo. Em menos de 24 horas, isso mesmo!, o produto estava em minha casa – que fica em Curitiba.
Achei aquilo fantástico, mas quando o produto chegou eu estava viajando e voltei para casa apenas três dias depois.
Certamente, se no site estivesse escrito que para entrega em 24h o preço seria um, e para a entrega em sete dias o preço seria mais acessível, eu escolheria a segunda opção.
Isso acontece também nas empresas B2B.
Quando você pode gerenciar o tempo de entrega, consegue também manter um estoque menor, e isso reduz o custo. Pode também “encaixar” o produto em alguma entrega na região e, ainda, reduzir o preço.
Ou seja, quando o cliente fizer um pedido e questionar o preço você pode perguntar em que prazo ele gostaria de receber o produto e, com isso, você pode melhorar o preço.
É só gerir seu custo de logística com eficiência.
Assim, você reduz o custo e pode reduzir o preço para o cliente sem “atrapalhar” sua margem.
Pense nisso!
Marcelo Caetano atua há mais de 18 anos como palestrante de vendas, consultor, empresário e autor de livros. Já são mais de 80 empresas atendidas em projetos de consultoria.
Desenvolve Treinamentos In Company desde 1998 e desde 2002 é colunista da Revista VendaMais, a mais importante publicação de vendas do Brasil.
Atualmente está à frente da VendaMais como Diretor-Executivo e Comercial.