Não é ao acaso que todo fim de ano minha agenda fica lotada de palestras, workshops e treinamentos de venda. Esse fenômeno tem se estendido para janeiro e fevereiro também, para alinhar as equipes a dar um gás extra para começar o ano com toda força. Este é um período e um ótimo momento para empresas “pararem” para refletir sobre o que fizeram ao longo dos últimos meses e, ainda, para desenvolver sua força de vendas visando no ano que vem aí.
É tempo de planejar!
Um bom ponto de partida para as ações de dezembro é você, como gestor, se perguntar: “para onde estamos indo? De que forma cada profissional dentro da organização contribui para que consigamos atingir nossos objetivos?”
A partir dessas perguntas é possível fazer uma boa avaliação sobre o ano que passou e começar a corrigir os erros. Estamos em um excelente período para pensar no planejamento estratégico, que erroneamente muitas vezes acaba ficando de lado durante os outros meses.
Sendo simples e direto: poucos gestores estão preocupados com o planejamento estratégico do próximo ano e muitos estão correndo atrás das metas de um ano que está terminando.
Justamente por isso que nos treinamentos de vendas que realizo nessa época do ano reforço a importância de empresa e equipe de vendas estarem 100% alinhadas.
Você já pensou sobre isso?
Quais são as resoluções de Ano Novo da sua empresa?
Atuo como consultor e conselheiro de diversas empresas no Brasil. Essa experiência me fornece uma visão independente sobre como as empresas funcionam, e algo que posso assegurar é que quando as duas partes (empresa e colaboradores) estão em sintonia e trabalham em torno de uma causa comum, a força necessária para o atingimento dos objetivos é muito mais produtiva e inteligente.
Quero propor a você, um exercício prático: Defina como será o 2018 da sua empresa.
Com isso em mente, sugiro que você encerre 2017 escrevendo um tratado de Ano Novo:
Primeiro: registre em cinco ou seis linhas, o que sua empresa espera atingir em 2018, mas não apenas em números e metas, isso é fácil e simplista, mas é uma parte do jogo. Uma sugestão é usar a palavra “focado”em 2018. Por exemplo: “Estaremos focados em três pontos…”
Depois, repasse essas informações para todas as pessoas dentro da empresa. Cole em cartazes, para que todos quando forem tomar uma decisão pensem se estão alinhados ou não.
Tudo o que está sendo feito hoje contribui para que esses objetivos sejam atingidos? Se não, o que é preciso mudar para que isso mude? Se sim, o que é possível fazer para garantir que no fim do ano que vem as metas tenham sido não só alcançadas, como superadas?
Monitore os objetivos traçados mensalmente em 2018 sempre fazendo essas perguntas. Ao final de todas as reuniões mensais, esse documento deve ser lido e tudo o que for falado deve estar alinhado a esse principio.
O Ano que vem já chegou. Aproveite e faça sua convenção de vendas, para fazer ele acontecer como você planeja!
Precisa de ajuda? Conte conosco! Mande um email para contato@novo.local ou ligue para 0800 70 30076.
Se preferir clique aqui, preencha o formulário de contato que em breve responderemos.