Não é ao acaso que todo fim de ano minha agenda fica lotada de palestras e treinamentos de vendas.  Esse fenômeno tem se estendido para janeiro também, pois muitas empresas nos últimos anos optaram por fazer suas convenções no início do ano para alinhar as equipes e já dar um gás extra para o começar o ano com toda força.

É que este período é um ótimo momento para empresas “pararem” para refletir sobre o que fizeram ao longo dos últimos meses e, ainda, para desenvolver sua força de vendas visando o ano que começa.

Fim de ano é tempo de planejar

Um bom ponto de partida para as ações de dezembro é, como gestor, você se perguntar: “para onde estamos indo? De que forma cada profissional dentro da organização contribui para que consigamos atingir nossos objetivos?”.

A partir dessas perguntas é possível fazer uma boa avaliação sobre o ano que passou e começar a corrigir erros. É um excelente período para pensar no planejamento estratégico, que erroneamente muitas vezes acaba ficando de lado durante os outros meses.

Na correria do ano vejo muitas empresas e profissionais absolutamente focados no atingimento das metas e objetivos, mas pouco preocupados com a estratégia. Para ser mais simples, todo mundo correndo, mas poucos se perguntando para onde estamos indo.

Justamente por isso que nos treinamentos de vendas que realizo nessa época do ano reforço a importância de empresa e equipe de vendas estarem 100% alinhados.

Já pensou sobre isso?

convenção de vendas

Quais são as resoluções de Ano Novo da sua empresa?

Bem como as pessoas traçam suas metas e planos para o ano que se aproxima, as empresas devem aproveitar esse momento para alinhar seus objetivos com sua equipe. Além, é claro, de estar com o planejamento estratégico em dia.

Atuo como consultor e conselheiro de diversas empresas Brasil a fora. Essa experiência me fornece uma visão independente sobre como as empresas funcionam, e algo que posso assegurar é que quando as duas partes (empresa e colaboradores) estão em sintonia e trabalham em torno de uma causa comum a força necessária para o atingimento dos objetivos é muito mais produtiva e inteligente.

Exercício prático: Defina como será o 2014 de sua empresa

Com isso em mente, sugiro que você encerre 2013 escrevendo um tratado de Ano Novo. Registre, em cinco ou seis linhas, o que sua empresa espera atingir em 2014, mas não apenas em números e metas, isso é fácil e simplista.

Uma sugestão é usar a palavra “Focado”. Em 2014 estaremos focados em três pontos”

Feito isso repasse essas informações para todas as pessoas dentro da empresa. Cole em cartazes para que todos pensem se estão alinhados ou não quando forem tomar uma decisão.

Tudo o que está sendo feito hoje contribui para que esses objetivos sejam atingidos?

Se não, o que é preciso mudar para que isso aconteça?

Se sim, o que é possível fazer para garantir que ao fim do ano que vem as metas tenham sido não só alcançadas, como superadas?

Monitore os objetivos traçados mensalmente em 2014 sempre fazendo essas perguntas. Ao final de todas as reuniões mensais  esse documento deve ser lido e tudo o que for falado deve estar alinhado a esse principio.

O ano que vem já chegou. Aproveite sua convenção de vendas para fazer ele acontecer como você planeja!

Quer contratar uma palestra ou treinamento de vendas?

Entre em contato com minha equipe de atendimento através deste formulário ou:

0800 70 300 76

patricia@solucaocomercial.com

convenção de vendas marcelo caetano