Equipes engajadas geram resultados incríveis, certo? Mas a questão é: como fazer para manter seu time engajado?

Separei 9 dicas simples e eficazes para te ajudar nessa tarefa!

1. Apresente um desafio real para que o ajudem a solucionar!

Quando tiver um desafio real para ser solucionado, mande uma mensagem com o desafio para seu time e marque uma reunião para que todos apresentem suas sugestões para solucioná-lo. É muito importante comunicar antes qual é o desafio para que se preparem para a reunião. Caso contrário só você estará preparado!

2. Saiba quais são os objetivos pessoais de cada membro da sua equipe!

Eu sei que é trabalhoso, mas se você souber quais são os objetivos pessoais da sua equipe, você pára de cobrar metas e passa a ajudar cada um a atingir seus objetivos e isso muda tudo!

3. Peça para seu grupo uma sugestão de meta!

Esse desafio é bem legal. Tente perguntar para cada um da sua equipe uma sugestão de meta individual. Você pode se surpreender! E, caso a meta venha muito abaixo da sua expectativa, elabore o motivo pelo qual você acredita que a meta pode ser maior. Também dá trabalho, mas é muito melhor do que apresentar uma meta do nada!

4. Estabeleça metas coletivas

As metas individuais são muito importantes, mas agregar na cesta de indicadores metas coletivas também ajuda muito no engajamento do grupo. Eles também precisam saber, além das metas diárias ou mensais, quais são os objetivos maiores. Alternar comissão com um bônus semestral ou anual é uma boa opção para que o incentivo seja mais palpável para sua equipe.

5. Convide membros da sua equipe para treinar os parceiros!

Contratar treinamentos externos é muito importante, mas se você tem na sua equipe pessoas que vendem muito mix, que têm o ticket médio mais alto, que prospectam mais clientes, etc, convide-as para apresentar o que fazem de diferente para conseguir seus resultados! Se puder grave um vídeo com elas.

6. Reconheça os resultados alcançados!

Comemore com sua equipe todos os resultados alcançados, isso não é vergonha nenhuma! E reconheça sempre, além dos resultados alcançados, a melhoria de performance, ainda que não tenha gerado resultadoideal no curto prazo.

7. Feedback: dar e receber!

Um grande líder, um dos maiores que conheci, aplicava uma pesquisa feita por conta própria para que sua equipe avaliasse sua liderança e
apresentasse sugestão de melhoria. Dar feedback é muito importante, mas receber também é fundamental no engajamento! Pode doer, mas é melhor do que não saber o que sua equipe pensa sobre sua liderança!

8. Se envolva em causas nobres junto com sua equipe!

Quando você envolve seu time em uma causa nobre, isso muda tudo. E vai mudar você também! Não necessita ser nada complexo, é uma questão de abrir oportunidades. Pintar uma escola perto da sua empresa, desenvolver uma atividade com alguma instituição, enfim algo que as pessoas precisem se envolver e não apenas doar!

9. Treine e participe dos treinamentos da sua equipe!

Para quem trabalha com palestras e treinamentos isso é muito claro: quando o líder está presente nos treinamentos e palestras o engajamento da equipe muda muito! Quando o líder fica distante nesses momentos perde uma grande oportunidade de aprender e engajar seu grupo!

E aí, quais itens você já faz? E quais ainda precisa colocar em prática? Tem alguma outra dica ou experiência que deu certo? Me conte nos comentários!